segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Bricolage

Detesto bricolage. As casas deviam vir com engenhos que nos permitissem carregar num botão e pimba, a estante fica montada, ou os cortinados ficam colocados.
Já repararam (e dirijo-me naturalmente aos infelizes que como eu têm que fazer uns buracos nas paredes de tempos a tempos) que para se fazer um mísero furo demoramos uma eternidade só a preparar as coisas, e mesmo assim esquecemo-nos sempre de alguma coisa? Ora vejamos: um berbequim, brocas que têm que ter o tamanho adequado, as buchas, os parafusos, o escadote, as chaves de fendas (sim, porque a aparafusadora eléctrica fica misteriosamente sem bateria sempre que preciso dela!!), o alicate (para retirar a bucha que entretanto ficou mal posta), o martelo (para empurrar a bucha que teima em não entrar), o aspirador para ir sugando o pó que inevitavelmente me entra para os olhos e não para o tubo do aspirador...

Se calcularmos bem as coisas (eu fiz um EXCEL para contabilizar os tempos), no total demoramos em média 23 minutos a fazer os preparativos. Contando com mais 25 minutos para voltar a arrumar toda aquela tralha (os dois minutos adicionais são para aspirar o chão), totalizamos 47 minutos de arrumações. Considerando que os dois furos (com respectiva colocação de bucha e parafuso) demoram qualquer coisa como 2 minutos cada um a serem feitos, chegamos à impiedosa conclusão de que o furo leva cerca de 4% do tempo global!!!!
E não nos esqueçamos que as ferramentas têm que estar sempre arrumadas e longe da vista o que, principalmente para quem vive num andar, implica que estão igualmente inacessíveis!!! E claro que há uma caixa para as ferramentas genéricas, outra para o berbequim, outra para buchas, parafusos e demónios afins; tudo porque se tivéssemos uma única caixa, esta não caberia no ínfimo espaço que temos reservado para as ferramentas.
Não me interpretem mal, no fim do trabalho, pelo menos quando fica bem (algo como 20% das vezes) eu fico feliz da vida. Não é só porque acabou o martírio de ter terminado a tarefa, é mesmo porque fico feliz por ter conseguido tal resultado (saliento, 20% das vezes em que faço bricolage).

9 comentários:

Unknown disse...

Eu cá adoro bricolage!

É encontrar a broca para a bucha e parafuso certo. É pegar no berbequim como se fosse uma metralhadora (dá uma sensação de poder, só quero é esburacar o que me aparecer à frente). É medir e marcar o sítio onde se vai fazer o furo.
E depois há muito mais coisas. Os roupeiros IKEA cheios de instruções (os gajos parece que percebem daquilo). Os candeiros que são substituídos/colocados, precisam de ligação eléctrica.
É tudo espetacular... excepto quando não apetece. O problema aqui é que o não apetece acaba por ser muito frequente e principalmente não apetece quando é a nossa senhora a pedi-lo. É estranho, mas no meu caso é verdade, gosto de bricolage quando chego a casa com vontade e não tenho ninguém a azucrinar-me a cabeça constantemente com um "e quando é pões a estante?", "e quando é que colocas o candeiro", "e o cortinado?", "e a tomada?", etc e tal. Deixa-me em paz! Ponho quando me apetecer!

bbastos20 disse...

É de homem sim senhor. Sabes, o meu problema em relação a isto é que raramente ou nunca me apetece! E quando apetece, sento-me e espero que passe...

Unknown disse...

e o mais giro é que é muito pior do que tu descreves-te....porque falta dizer o tempo de adiamento que existe até as bricolages começarem a acontecer!!!Adiasse o mais possível para não ter que passar pelos suplicio de desarrumar as inúmeras caixas de ferramentas. No entanto acho que deves continuar porque tenho a certeza que os 23 minutos vão diminuir e que daqui a uns 10 anos já só demoras para aí uns 20....

Unknown disse...

Ahahah. Pois assim é difícil.

Há que perceber que a última frase "Deixa-me em paz! Ponho quando me apetecer!", no fundo é, "Ok...já vou." e portanto é quando lhe apetecer.
É assim a vida. Se um gajo não quer estar constantemente a ouvir "Mas quem é que põe a roupa a lavar? Ãh?", "Quem é que a estende? Passa? Arruma?". Não sei quanto a ti, mas quem põe a lavar é ela, quem normalmente estende e passa é ela. Por isso há que fazer o sacrifício.
Claro que quem não tem gaja tem o problema do bricolage e os outros todos, a não ser que ainda viva no hotel mamã (o melhor hotel da vida de um gajo). :-D

bbastos20 disse...

Sim Ana, dizem que o que custa são os primeiros 20 anos...
Mas eu sei que posso contar contigo para me ires lembrando que há bricolages a realizar (felizmente, senão ainda só tínhamos as paredes)

Diogo Simões disse...

Caro, os meus parabéns.
Tb ando a pensar em fazer um blog (já lá vão 3 anos...). Isto dos blogs é como a bricolage: Nunca dá vontade.

Agora as críticas:
Sei que és inexperiente, quiçá semi-virgem na blogoesfera no entanto, não creio que estejas a começar bem.
"arrumações"; "aspirar"; "as ferramentas têm que estar sempre arrumadas" - Isto não são frases dignas de um Homem, para mais de um Homem que se dedica à bricolage. Então e a esposa para que serve? (para além de ir trazendo as cervejas). Se adoptares uma postura mais máscula (podes sempre fazer voz grossa...) verás um aumento produtividade. Isto porque reduzes o tempo aos iniciais 23 minutos logo tens uma maior % de tempo a furar - e é isso é que a malta curte.

bbastos20 disse...

Amigo Diogo,
Por mais belas e sábias que as tuas palavras sejam, limito-me a um "obrigado pela participação" por temer pela própria integridade física (caso me alargue nos comentários).
Grande abraço!

AS disse...

O que eu sonho em ver-te agarrado ao martelo (nada disso que estás a pensar Ana!!)! Eh eh eh.

Agora a sério, adorava ver-te nas tuas bricolages, com alguma sorte a Ana ao lado a franzir o sobrolho e a torcer o nariz e a pensar que jeito tem este homem para estas coisas! :P

Anónimo disse...

Bricolage é para os sogros e cunhados, diga que n tem tempo e alguem passa lá por casa para fazer o favor